Check-list para uma boa estratégia de marketing digital – Parte I

Vamos começar dizendo que esse conteúdo, assim como vários que você encontra aqui no nosso blog, são bem práticos e diretos, isso porque são pensados para ajudar a solucionar um problema da nossa persona (vamos falar mais disso abaixo): empresários, donos de negócio e pessoas responsáveis pela gestão e geração de resultados de uma marca.

Alguns de nossos textos abordam temas bem específicos, mas essenciais para o desenvolvimento, acompanhamento e ajuste de estratégias de marketing e comunicação. Dessa vez, escolhemos fazer um conteúdo um pouco mais aberto, mas igualmente completo.

Então, se você é um profissional que ainda está começando a aprender sobre estratégias de marketing digital, pegou agora essa responsabilidade na empresa que está atuando e quer saber como começar, no que ficar de olho e qual o melhor caminho (apesar de não ser o único) para criar uma boa estratégia, esse texto é para você.

A seguir, você vai acompanhar um check-list com 15 pontos essenciais para uma boa estratégia de marketing digital, partindo desde o planejamento, passando pela prática e acompanhando o monitoramento e análise de resultados. Todos esses pontos devem ser de conhecimento do gestor de marketing, a pessoa responsável por acompanhar a estratégia, o que não quer dizer que será ela, sozinha, que executará todos esses pontos.

Vamos lá! Acompanhe conosco o check-list de uma boa estratégia de marketing digital, de acordo com os nossos cases de sucesso e conhecimento da nossa equipe:

 

1. Defina e tenha bem comunicada a(s) sua(s) persona(s)

Falamos desse tema alguns parágrafos atrás, dando um exemplo bem claro de quem seria a nossa persona para esse conteúdo em questão. Para definir a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal, é essencial conhecer bem o seu público e, principalmente, para quem os seus produtos e/ ou serviços se destinam.

Vale lembrar que sua marca pode ter mais de uma persona, a depender do seu portfólio de soluções, e isso também tem que estar bem comunicado para toda a sua equipe. Não adianta gastar esforços com um público que não reflete o objetivo do seu negócio.

 

2. Dê bastante atenção para sua presença online

Diferente do que muitas pessoas podem pensar, presença digital não se reflete apenas em estar em uma rede social (apesar dessa ser sim uma boa ferramenta dentro da sua estratégia). Presença digital envolve um endereço online exclusivo da sua empresa, o cadastro no Google Negócio, colocação de anúncios em endereços que seu público visita…

Vale a pena explorar todas as alternativas possíveis e estar sempre próximo do seu público. Quem não é visto, não e lembrado.

 

3. Tenha um site sempre atualizado

Não basta investir em um bom profissional para criar seu site, comprar um domínio e ter um bom servidor. Um site que fica “parado no tempo” não leva o seu negócio para canto nenhum. Por isso, busque sempre ter seu site, sua janela virtual, sempre atualizado, com novos conteúdos, informações reais e visual moderno para atrair a atenção do público.

 

 

Quer acompanhar os próximos itens desse check-list? Fique de olho no nosso blog para a segunda parte deste conteúdo, vale a pena conferir!